Água com limão em jejum
A água é um líquido precioso, nossa massa celular é composta de 60 a 90% do mesmo.
Durante a noite o nosso corpo desidrata-se e isso por si só já justificaria o consumo de água logo ao acordar, para restabelecer a hidratação orgânica e garantir um perfeito ambiente para os processos biológicos ao longo do dia. Obviamente, o consumo deve ser mantido ao longo de todo o dia.
Agora, ao acrescentar à água o suco do limão, os benefícios tornam-se ainda maiores, pois o limão é um alimento rico em nutrientes, tais como vitaminas, minerais, bioflavonóides, pectina e limoneno. A sua composição assemelha-se aos sucos digestivos no nosso trato digestório, estimulando a produção de bile pelo fígado e a ação de enzimas hepáticas, além de melhorar o trânsito intestinal - melhora o metabolismo, a digestão e absorção de nutrientes, a eliminação de toxinas, além de promover mais saciedade. O ácido cítrico ao ser metabolizado restabelece o pH sanguíneo, alcalinizando-o, prevenindo doenças, inclusive o câncer (essa doença se desenvolve em meio ácido!).
Rico em vitamina C, que tem ação antioxidante e é precursora de colágeno, combate os radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce, melhora a imunidade e previne doenças. A prevenção também se dá pela ação antimicrobiana do limão, combatendo microorganismos patogênicos.
Para preparar a água com limão, basta espremer 1/2 limão em 1 copo de água, que deve ser purificada. Não use suco industrializado!
A temperatura da água é outro ponto discutido por profissionais da saúde. Alguns afirmam, baseados na Medicina Chinesa milenar, que a água deve ser morna, entre 30 a 36° em média, próxima à temperatura corporal de 37°C. Segundo esses profissionais, alimentos e bebidas geladas desequilibram o organismo, sobrecarregando-o, causando transtornos gástricos, promovendo doenças a médio e longo prazo. Não existem estudos científicos, que provem essa linha de pensamento. Para outros profissionais, a água trará benefícios ao organismo, independente de sua temperatura; no entanto, os fisiologistas afirmam e provam, cientificamente, que para perda de peso a água gelada é mais eficaz, pois aumenta o metabolismo, aumentando a termogênese - o corpo precisa trabalhar mais para ajustar a temperatura da água à temperatura do corpo.
Bom, fica a dica - ao acordar tome água sempre e acrescente o suco natural do limão (esprema no momento do consumo!), para obter todos os benefícios supracitados! Sobre a temperatura da água, particularmente, acredito que o uso milenar da água morna (não é quente ou fervente - deve ser morna!) pelos chineses pode ser justificado por "n" fatores, tais como a própria temperatura local, mais fria, que favorece o consumo de alimentos e bebidas quentes, pois estes nessa situação são mais agradáveis e trazem maior bem-estar ao corpo. Pelo sim e pelo não, prefira a água numa temperatura mais natural, mais harmônica aos fluidos biológicos em relação à temperatura. Nada impede que de vez em quando, para otimizar a perda de gordura, você utilize a água gelada - sem ditadura!
Dra Jalhdelene C T Madeiros
Especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica Clínica
Bioquímica, Citologista Clínica, Ozonioterapia e Estética
CRF-AL-566/ CRN6-31253