Detox após carnaval

10/02/2016 09:27

Após o período de maratona carnavalesca, onde toda a rotina foi deixada de lado: dieta e exercício físico; não dá mais para esperar, o organismo precisa ser regulado - agora, para muita gente, o ano começa de fato! Para iniciar seu plano de ação, uma boa pedida é destoxificar o organismo - "limpar a casa, para arrumá-la depois"!

As pessoas sempre pensam num detox, para um "apagar de chamas", uma medida emergencial, como agora. As clínicas de estética, principalmente, estarão anunciando o "detox após carnaval" em suas redes sociais e na mídia em geral - ótimo! Mas, na verdade, o conceito detox deveria ser uma prática mais rotineira, porque as toxinas não são sazonais, o organismo está a todo instante sendo exposto aos radicais livres, e à todo tipo de invasores, sejam microorganismos patogênicos, sejam elementos tóxicos variados, tais como poluentes, metabólitos de medicamentos e alimentos de péssima qualidade nutricional. O próprio sistema orgânico combate a todos os agressores o tempo todo, mas nem sempre consegue levar vantagem sobre os mesmos, daí surgem diversas patologias, das mais simples, como uma infecção intestinal, outras de maior gravidade como a obesidade, diabetes, até o câncer; o envelhecimento precoce e uma baixa na qualidade de vida como um todo. 

A questão é justamente essa - melhorar a qualidade de vida e fortalecer as defesas orgânicas, para evitar que as patologias se instalem tão facilmente. O detox então deve fazer parte da sua rotina! Agora, após um período tão desregulado em relação aos bons hábitos de saúde, ele também é muito importante e imprescindível, mas a ideia é que após apagar a chama, ele não seja esquecido.

Detox não é só alimento e suplemento, precisa regular o sono e praticar atividade física também, mas eles devem ser colocados no centro do plano. Abaixo, seguem dicas, que vão ajudá-lo a montar seu plano detox:

  • Descansar - preserve um tempo para repor sua energia, pratique técnicas de relaxamento - as massagens estéticas são uma ótima pedida!
  • Durma com qualidade - no carnaval, a hora do sono era a hora que dava (aquela, na qual nenhum bloco estava na avenida!); mas agora, estabeleça seu horário de ir para cama e esteja dormindo antes das 23horas, num ambiente escuro e confortável, sem barulho, para que seu sono seja reparador - não pratique nenhuma atividade física duas horas antes de ir para cama!
  • Beba água sem gás assim que acordar e continue ingerindo-a por todo o dia!
  • Outras bebidas importantes, para promover a reidratação após o carnaval, podem ser a água de coco, sucos de frutas e chás gelados.
  • Um detox deve priorizar o bom funcionamento do fígado, rins e intestino. O consumo de álcool e a ingestão de alimentos gordurosos, típicos em festas são agentes agressores ímpares para o fígado e a pouca ingestão de fibras e água deixam o funcionamento intestinal mais lento, sem falar numa possível infecção intestinal, advinda do péssimo estado de higiene dos locais, que vendem comida no carnaval. Os rins ajudarão na limpeza - depurando o sangue e eliminando as toxinas.

ALIMENTOS DETOX:

AMARANTO, ARROZ INTEGRAL, AVEIA, ESPINAFRE, FARELOS, POLIFENÓIS (AÇAÍ, AMORA, JABOTICABA, UVA, ETC), QUÍNUA, ROMÃ, VEGETAIS CRUCÍFEROS: BRÓCOLIS, COUVE-BRUXELAS, COUVE-FLOR, COUVE-VERDE, COUVE-CHINESA, RABANETE, AGRIÃO, NABO E REPOLHO, ENTRE OUTROS.

CHÁS: 

CAVALINHA, GENGIBRE, HIBISCUS, VERDE E PRETO, ENTRE OUTROS.

SUPLEMENTOS:

ÁCIDO FÓLICO, ÁCIDO LIPÓICO, ALICINA, BCAA, BETAÍNA, CACTI-NEA, CAMELLIA SINENSIS, EQUISETUM ARVENSIS, FOSFATIDILCOLINA, GLICINA, GLUTAMINA, HIBISCUS SABDARIFFA, L-ARGININA, N-ACETILCISTEÍNA, NIACINA, PIRIDOXAL 5-FOSFATO, PINUS PINASTER, POMEGRANATE, SACCHAROMYCES BOULARDII, SAME, SILYBUM MARIANUM E VIT E, ENTRE OUTROS. 

*PROCURE UM ESPECIALISTA, ANTES DE USAR UM SUPLEMENTO, PARA AVALIAR SUA NECESSIADE E AJUSTAR DOSE E MELHOR FORMA FARMACÊUTICA, ALÉM DE VERIFICAR POSSÍVEIS INTERAÇÕES COM ALIMENTOS, SUPLEMENTOS E MEDICAMENTOS EM USO!

Dra Jalhdelene C T Madeiros

Especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica Clínica

Bioquímica, Citologista Clínica, Ozonioterapia e Estética

CRF-AL-566/ CRN6-31253